Entendendo a importância da Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva é um sistema de recolhimento de certos tipos de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. Tal exercício deve ser desenvolvimento a partir do momento em que um material como papel, vidro, metal ou plástico já teve sua utilização e ao invés de simplesmente os descartarmos no lixo, separamos, lavamos e os levamos para um posto de reciclagem.
É através da Coleta Seletiva que conscientizamos uma comunidade sobre o problema do desperdiço dos recursos naturais e da poluição que causamos ao meio ambiente.
Reciclagem significa o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto independente do produto que era inicialmente.
São várias as vantagens da reciclagem
• Economia da matéria prima, da água no processo de fabricação e da energia que também é usada na produção.
• É menos poluente e alivia consequentemente os aterros sanitários, poupando espaços que ao invés de tornarem-se aterros poderão ser utilizados para outros fins como parques ou escolas.
• Pode ser um gerador de renda, onde os catadores de materiais recicláveis vendem o produto por quilo, incrementando o orçamento familiar.
• Diminui a poluição do solo e do ar, assim como os gastos com a limpeza urbana.

Reciclável x Reciclado:

Um produto Reciclável significa um material que pode ser transformado em um novo material e o Reciclado é o material que já foi transformado. Um material reciclado pode passar pelo processo de reciclagem várias vezes.
É interessante saber que não são todos os materiais sólidos que são recicláveis. Segue alguns exemplos de materiais não recicláveis:
• Clipes, grampos, esponja de aço, tachinhas, pregos, cabos de panelas, tomadas, embalagem de salgadinho.

Exemplos de materiais recicláveis:
• CDs, disquetes, embalagem de margarina, embalagens pet , plásticos em geral, latas em geral, embalagem metálica de congelados ( kentinha)

Curiosidades:
• Uma tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de minério.
• 100 toneladas de aço reciclado poupam 27 kWh de energia elétrica e 5 árvores usadas como carvão no processamento de minério de ferro.
• 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, achei muito bem elaborado .
    E me ajudou bastante no aprendizado pro meu trabalho .
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. gostei muito vai me ajudar no trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  3. cara esse blog e muito bom show de bola

    ResponderExcluir