GÊISER E ENERGIA GEOTERMICA



A Energia Geotérmica é mais um tipo de energia renovável, ou seja, energia que gera eletricidade sem poluir o meio ambiente.

Ela é obtida através do calor do interior da Terra: A Terra é formada por grandes placas onde podemos encontrar o magma (magma é o nome que se dá a rocha que se encontra no interior da Terra e que quando expelida por um vulcão, dá origem à lava).

Há zonas no interior da terra onde a penetração forçada de rocha fundida de magma, apresenta uma temperatura muito elevada, ideal para gerar a energia geotérmica em usinas de geração de energia.

A Energia Geotérmica também é encontrada em gêiser que é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor à superfície da terra. Este vapor pode gerar energia quando levado a usinas geradoras de energia.

Os gêiseres são encontrados em poucos locais da Terra, praticamente 1.000 em todo o planeta, sendo que metade destes está localizada no Parque Nacional de Yellowstone, Califórnia, Estados Unidos.

O Procedimento da formação de um gêiser é através da água subterrânea que encontramos nas fissuras dos lençóis freáticos, no interior da Terra, e que em contato com rochas e a lava vulcânica vai aquecendo a água formando uma pressão tamanha que a água entra em estado de ebulição. O Vapor gerado obriga a água a subir para a Terra de forma violenta em forma de jato. Esses jatos podem atingir até 80m de altura e temperaturas de até 100ºc.

Este fenômeno costuma apresentar odor desagradável e corrosão podendo às vezes ser prejudicial ao homem. A quantidade de CO2 que é descarregada na atmosfera é insignificante, mas o barulho das maquinas na perfuração do solo é de doer os ouvidos.J

Fonte: Wikipédia e You Tube


2 comentários: